Rua Dr. Olavo Egídio - 527 - Santana / SP
Ligue: (11) 2978-5730

Claudete Takahashi

  Claudete Bandeira Takahashi nasceu na cidade de São Paulo, formou-se bailarina e coreógrafa pela Fundação de Artes de São Caetano do Sul em 1987. Neste mesmo ano, concluiu a Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA.

Desde muito jovem apaixonou-se pelo teatro, tendo suas primeiras experiências e com o teatro amador, participando do grupo MEMO.

Aos 15 anos, foi premiada como melhor atriz coadjuvante, destaque coreográfico e melhor maquiagem, pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e Secretaria do Estado e Cultura de Tatuí, com as obras de Ariano Suassuna em “O Auto da Compadecida” e “O Casamento Suspeitoso”.

Desde então, buscou aprofundar seus conhecimentos em técnicas teatrais e de improvisação pelo Teatro Mazzaroppi de São Paulo.

Em 1990, encontra-se com Edson Claro, o qual foi seu orientador no curso de Pós-Graduação em Dança da Universidade de Formação, Educação e Cultura de São Caetano do Sul – UniFEC. Este encontro geraria a partir de então, rica contribuição em sua vida artística e profissional.

Estimulada por Edson Claro, aceita o seu convite, assumindo em 1993 a cadeira de Dança e Ginástica Rítmica da UniFEC, iniciando assim sua trajetória acadêmica.

Nesta Instituição organizou e dirigiu grupos de estudos em Dança Contemporânea com profissionais de Ed. Física e Artes, coreografando vários trabalhos.

Paralelamente, ministrava aulas de Ginástica, Alongamento, Street Dance e Condicionamento Físico nas Academias Runner de São Paulo, onde permaneceu durante 7 anos.

Ampliou seu conhecimento corporal pela práxis e estudo em Dança Coral (Laban), Dança Moderna, Contemporânea, Afro, Jazz, como também em outras linhas de conhecimento como: Reeducação do Movimento, Terapias Corporais, Musicoterapia, Consciência Corporal, Técnica de Feldenkrais, Expressão Corporal, História da Dança, Psicomotricidade.

Aprendeu com grandes mestres, como: Penha de Souza, Ruth Rachou, Isabel Ap. Marques, Armando Duarte, Meg Mendonça, Edson Claro, Carlota Portella, Antônio Pitanga, Marcos Verzani, Helena Katz, Ivaldo Bertazzo e Rosangela Accioli, Klauss Vianna, Patrícia Stokoe, Inélia Garcia, Roseli Rodrigues, Adilson Nascimento, Edy Wilson, Nuno Dutra Amaral, Beatriz Loureiro e Hélio Barbosa, Isabel Villares L. César, Débora Pope e Rodrigo Matheus, José Ângelo Gaiarsa, entre outros.

Além de bailarina, sentiu-se atraída pelos Campeonatos de Ginástica Aeróbica Competitiva, tendo a possibilidade de fazer parte das equipes de competição Destak Jumping e Motriz, participando de vários campeonatos, destacando-se tanto na categoria individual quanto dupla.

Ficou entre as 7 melhores atletas brasileiras na categoria individual em 1996. Obteve o 2º. lugar no Campeonato Paulista e o 3º. lugar no Brasileiro, na categoria dupla.

Mas como atleta, sentiu em seu próprio corpo o esgotamento e o desgaste físico e emocional dos treinos e competições. Este encontro com o esporte competitivo possibilitou-lhe uma reflexão intensa, pois na verdade sua sensibilidade sempre esteve voltada para a Dança, a qual jamais se separou.

Direcionou então seus estudos com trabalhos de conscientização corporal, organizando o workshops e oficinas, dentre eles: “Ginástica Aeróbica: Princípios Básicos; Benefícios e Lesões; Mitos e verdades; Professor ou Atleta?” para alunos do Curso Superior de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu.  

by